Skip to content

Receita de sabao caseiro com suco de limao

15 de fevereiro de 2019

A cada dia que passa, surgem novas receitas para fabricar sabão em casa o que, além de ser um hobby interessante, tem se tornado uma alternativa eficaz para diminuir os danos ao meio ambiente e ajudar as famílias empreender em meio à crise.

Entre os ingredientes utilizados, estão as frutas, com destaque para as do tipo cítrico, que possuem maior poder adstringente e de limpeza.

Neste artigo, você aprenderá a fazer sabão caseiro de limão. Anote o passo a passo e mãos à obra!

Confira os ingredientes e as etapas do preparo

A receita é muito simples! Para fazer sabão caseiro de limão você precisará apenas de três ingredientes:

– 500 gramas de soda cáustica em escamas;

– 3 litros de óleo de cozinha usado peneirado e sem restos de alimento ou sujeira;

– 1 litro de suco de limão natural.

Para dar início ao preparo, coloque o óleo em uma panela apropriada e aqueça em fogo médio.

Coloque o suco de limão em uma tigela ou balde bem resistente ao calor e acrescente as escamas de soda cáustica, uma de cada vez e sem jogá-las.

Misture até que a soda seja totalmente diluída e acrescente o óleo morno. A partir daí, continue mexendo por cerca de 20 minutos, até que a mistura comece a tomar consistência e tenha esfriado.

Então, despeje em uma bandeja e cubra com plástico filme, esperando o sabão endurecer durante 24 horas antes de retirar da bandeja e cortar em pedaços.

Para usar o sabão, no entanto, é preciso esperar oito dias no mínimo, tempo no qual as reações químicas tornam-se completas.

Embora fazer sabão caseiro de limão seja um processo simples, é preciso tomar algumas precauções, conforme mostraremos agora.

Saiba quais cuidados tomar ao fazer sabão caseiro de limão

A soda cáustica é uma substância perigosa, que pode causar queimaduras e outros danos à saúde devido ao seu alto poder corrosivo e à sua toxicidade.

Por isso, para manuseá-la, é obrigatório o uso de luvas de borracha e de óculos e máscaras de proteção. Roupas compridas, botas e aventais completam os cuidados na vestimenta.

Durante a diluição da soda, é fundamental ter o cuidado de nunca jogar a água ou qualquer outro líquido sobre a soda, pois isso pode desencadear reações explosivas. O certo é colocar as escamas de soda na água, vagarosamente.

Por fim, lembre-se de manter a soda cáustica e o sabão caseiro feito a partir dela fora do alcance de crianças, para evitar acidentes.

O ideal é guardar ambos em locais ventilados e protegidos da chuva, da poeira e da luz do sol.

Com isso, você preservará as suas propriedades e poderá aproveitar todas as vantagens de fabricar o próprio sabão.

Conheça as vantagens de fabricar o próprio sabão

Reaproveitar o óleo de cozinha para fazer sabão caseiro de limão é uma forma de diminuir o impacto ambiental causado pelo descarte do óleo na rede de esgoto.

Além disso, fazer sabão em casa vem se tornando uma alternativa para reduzir os gastos economizar no orçamento doméstico.

Algumas pessoas, no entanto, estão descobrindo nesse tipo de artesanato uma maneira de empreender durante a crise, passando a investir no seu próprio negócio.

Fonte: http://www.sodabel.com.br/blog/aprenda-a-fazer-sabao-caseiro-de-limao-com-essa-receita-simples-29